Tomasz Dowbor, empresário de dupla nacionalidade, polaca e angolana, nascido a 15 de Abril de 1974, em Varsóvia, capital da Polónia, é formado em Teologia e Filosofia pela Academia de Teologia Católica de Varsóvia. Possui para além de várias outras formações, uma pós-graduação em Gestão Empresarial pela Universidade Católica de Lisboa, Portugal.
É pai de 8 filhos e mantém uma forte relação com uma mulher angolana e vive num dos seus condomínios construídos em Angola.
Tornou-se uma figura reconhecida na indústria de negócios, particularmente no ramo da construção civil em Angola. A sua viagem de Varsóvia, capital da Polónia para Angola, é um exemplo do seu espírito resiliente e compromisso moral de ver o país a desenvolver.
Tomasz deu início a sua carreira profissional quando experimentou pela primeira vez Angola em 1994. Convidado por um amigo, entendeu rapidamente o potencial e o mar de oportunidades de negócio neste país africano, onde viu também um lugar para construir a sua carreira e seguir os objectivos da sua vida. Ao longo dos anos, Dowbor tem sido visionário na implementação de vários projectos de negócios que moldaram o seu próprio sucesso e também têm estado a contribuir para o crescimento e desenvolvimento de Angola.
Com mais de três décadas de experiência no mercado angolano, ele se especializou na implementação, desenvolvimento e gerência mento de projectos imobiliários. Sob a sua liderança, o Grupo Boavida entregou com sucesso mais de 10 mil residências, tendo concluído 15 projectos imobiliários diferentes com maior incidência para a capital do país.
Dos vários projectos de prestígio incluem os seguintes condomínios: “Vereda Das Flores”, “Ville Vermount”, “Solida Plaza”, “Real Park”, “Infinity I”, “Infinity II” e “Jóias Do Camama”.
Actualmente, Tomasz lidera a construção da maior urbanização de Angola, a “Cidade Boa Vida”, avaliada em mais de cem milhões de dólares, reflectindo o enorme investimento financeiro do grupo em prol do desenvolvimento do país.
A “Urbanização Boa Vida” é o resultado de um período de investimento de dois anos entre 2014 e 2016, realizado em colaboração com o seu irmão, Wojciech Dowbor. Este projecto de urbanização não é apenas uma iniciativa de construção; é uma acção visionária que prevê fornecer um total de 5.800 unidades residenciais no âmbito da melhoria das condições habitacionais dos angolanos e não só. Além dos números referenciados, o Grupo tem o potencial de acomodar e oferecer oportunidades de emprego para mais de 8.000 cidadãos para além de 4.500 empregos directos e 10.000 empregos indirectos.
Apesar da crise pandémica (Covid-19) e outras questões macroeconómicas, Tomasz permanece focado na busca de soluções inovadoras para alavancar o Grupo Boavida com resiliência e determinação que definem a sua jornada empresarial em Angola.
Tomasz Dowbor não apenas se destaca na área de negócios como também no papel de activista social. Ao longo dos últimos anos, ele deu início e apoiou vários projectos destinados a apoiar comunidades mais carentes, criando oportunidades de capacitação e integração profissional dessas comunidades. Uma das suas iniciativas de destaque é o”Talentos Angola”, um programa de integração juvenil e capacitação, projectado para nutrir habilidades e talentos de jovens nacionais. Hoje, alguns dos quadros profissionais do Grupo Boavida são provenientes do referido programa.
“Embaixadores Boa Vida” é outro projecto impactante liderado por Tomasz Dowbor, com foco na acção social em todo o país. Essa iniciativa reflecte a sua crença no poder da acção colectiva para enfrentar os desafios sociais e criar um impacto positivo numa escala nacional. A gama diversificada de projectos sob este guarda-chuva representa a abordagem versátil de Dowbor para o desenvolvimento social.
Reconhecendo a importância das oportunidades de emprego para os recém-formados, Tomasz Dowbor foi criador da ideia da “Feira da Arquitectura”. Este projecto fornece uma plataforma para os novos profissionais mostrarem as suas habilidades e atende a necessidade crucial de oportunidades de emprego no sector da arquitectura. As iniciativas de Dowbor preenchem consistentemente a lacuna entre a educação e o emprego, promovendo um ambiente propício para o crescimento da força de trabalho local.
De um jovem visionário em Varsóvia a um líder empresário em Angola, Tomasz caracterizado não apenas pelo seu sucesso na indústria de negócios, mas também pelo comprometimento com o lado social da vida dos angolanos. Empresário, filantropo e activista social, as várias contribuições de Dowbor deixam uma marca indelével em Angola, criando um legado que se estende além das estruturas da Cidade Boavida, transformando sonhos e vidas de milhares de famílias angolanas.